Atividade Física

Alimentos que devem ser evitados antes da corrida
 
Para um bom desempenho na corrida, não basta somente disciplina nos treinos. É preciso também ser regrada na alimentação, para consumir, na hora certa, os nutrientes mais adequados para a melhora da performance.

Segue abaixo, os dez maiores “vilões” dos corredores– sejam eles pouco nutritivos ou apenas consumidos no momento ou em quantidade errados:

*Ricos em fibras: Podem gerar desconfortos como gases ou, até mesmo, diarreia. O ideal é comer apenas uma pequena porção antes dos treinos e nunca em quantidade maior do que a que está acostumada. Além disso, os alimentos ricos em fibras atrasam a chegada dos carboidratos ao sangue – o que irá fornecer a energia necessária durante a corrida. Exemplos: aveia, granola e cereais integrais.

*Refrigerante: Tem alto índice glicêmico e pode causar gases, gerando desconforto. A bebida também dificulta a absorção do cálcio (necessário para a contração muscular) e do ferro (responsável pela oxigenação das células). Ainda pode propiciar irritação na mucosa gástrica.

*Gordurosos: A digestão é mais lenta, o que diminui o metabolismo. Dessa forma, a energia disponível para a corrida será prejudicada. E, como o exercício em si também atrasa o processo da digestão, pode haver desconforto gastrointestinal. Prefira as gorduras saudáveis, como o azeite ou o óleo de coco. Exemplos: manteiga, creme de leite e frituras

*Condimentos fortes: O excesso no período pré-treino pode irritar a mucosa do intestino. Então, evite-os para prevenir eventuais desconfortos. Exemplos: pimenta, temperos prontos ou a base de glumato monossódico

*Alimentos com alto índice glicêmico: Não podem ser consumidos antes da corrida porque, com o aumento da glicose no sangue, libera-se mais insulina. Isso, por sua vez, pode gerar hipoglicemia, já que a prática de exercícios, aliada a maior produção de insulina, diminui a glicemia. A corredora precisa tomar cuidado com algumas barrinhas de cereais, assim como com os suplementos a base de carboidrato, que só devem ser consumidos durante as passadas. Exemplos: alimentos com açúcar ou farinha branca, tais quais doces ou pães brancos

*Excesso de proteínas: Muitos alimentos ricos em proteínas também contêm gordura. Essa associação eleva o tempo da digestão, o que pode gerar desconforto gástrico. A corredora deve evitar comer carne logo antes do treino ou excesso de queijos, frios e ovos. Os queijos amarelos, por exemplo, não são boas fontes de proteínas, porque possuem alto teor de gordura. Prefira carnes frescas, ao invés das condimentadas, pois estas contêm muita gordura. Exemplos: carne, queijos, frios e ovos.

*Carne processada: São condimentadas e, mesmo se assadas ou grelhadas, também contêm muita gordura. Por isso, é recomendado que as substitua pelas carnes frescas. Exemplos: hambúrgueres, nuggets e embutidos

*Leite/iogurte: Neutraliza a acidez do estômago, deixando a digestão mais lenta. Se consumido logo antes da corrida, pode ocasionar refluxo. Pode ser substituído pele leite de soja ou leite de arroz.

*Bebidas alcoólicas: São diuréticas e podem levar à desidratação. É possível que afete o metabolismo do fígado, estimulando a hipoglicemia. Ainda diminui o reflexo e o equilíbrio, além de aumentar a probabilidade de cãibras, ressecamento dos olhos e vias aéreas.
Fonte: Revista WRun    


Campanha: Respeite o ciclista!!!

             
           A idéia da campanha surgiu de um grupo de ciclistas
que costuma treinar em uma avenida movimentada de Fortaleza. O objetivo é mesmo chamar a atenção da população para o respeito com o ciclista, e não só o atleta, mas também com milhares de pessoas que usam a bike como meio de transporte. “ Queremos mais atenção dos motoristas”, fala o educador físico Rafael Leitão, que está a frente da Campanha.
           O Grupo de atletas se baseou no artigo 201 do código de trânsito brasileiro que diz que Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: resulta em uma infração média e a penalidade é uma multa. “Por isso temos certeza que o movimento vai ganhar força em todo Brasil. Sabemos que tem muita gente por aí que quer substituir o carro pela bike, precisamos apenas de um incentivo, e quem sabe essa manifestação não vai ser o começo?” adiciona Rafael. A Campanha pode chamar atenção também do poder público para a necessidade da construção de mais ciclovias nas cidades. Aqui em Fortaleza as ciclovias são pouquíssimas e ainda nem todas em boas condições. Algumas cidades até tem, mas as que têm sofrem diariamente com a luta ciclistasXMotoristas.
            Rafael alerta também para o cuidado: se você quiser ser respeitado também respeite. “ Queremos o ciclista atento ás leis de trânsito, só assim ele pode exigir algo.” Exemplos são: pedalar sempre á direita da via e não na contramão, sinalizar oque pretende fazer com antecedência e cuidado com as portas de carros se abrindo.
        É com esse intuito então que a Campanha surge. O Desejo é que todos abracem essa causa e todos façam por onde, assim será possível trafegar em uma rua ou avenida com ciclistas e motoristas, todos se respeitando.


Faça Você a Sua Parte!!!





Benefícios da Atividade Física para a Saúde

Os principais efeitos da atividade física e do exercício descritos na literatura são:

Efeitos antropométricos e neuromusculares:
  • diminuição da gordura corporal
  • incremento da massa muscular
  • incremento da força muscular
  • incremento da densidade óssea
  • fortalecimento do tecido conetivo
  • incremento da flexibilidade

Efeitos metabólicos:
  • diminuição da freqüência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo
  • aumento da ventilação pulmonar
  • diminuição da pressão arterial
  • melhora do perfil lipídico
  • melhora a sensibilidade a insulina
Efeitos psicológicos:
  • melhora da auto-estima
  • melhora da imagem corporal
  • diminuição do stress e da ansiedade
  • melhora da tensão muscular e da insônia
  • diminuição do consumo de medicamentos
  • melhora das funções cognitivas e da socialização
Com estes efeitos gerais do exercício tem-se mostrado benefício no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, enfermidade cardíaca, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, artrite, dor crônica. e desordens mentais ou psicológicos.